PRESS

SET
12
 
 ISABEL STILWELL EM SALVATERRA DE MAGOS
Recriações históricas e espectáculos de época em Salvaterra de Magos

Jornadas de Cultura vão decorrer de 15 a 24 de Setembro e contam com a entrega do Prémio D. Luís às Artes em Pintura e Escultura.

Recriações históricas, exposições, espectáculos de época e de falcoaria, lançamento de livros e o Prémio D. Luís às Artes em Pintura e Escultura são alguns dos eventos que não vão faltar na quarta edição das Jornadas de Cultura em Salvaterra de Magos. A iniciativa, dinamizada pela câmara municipal, realiza-se de 15 a 24 de Setembro. O objectivo é dar a conhecer a história e a identidade do concelho através de actividades de índole cultural, bem como a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, um edifício único na Península Ibérica e um dos poucos existentes na Europa.

Este ano as Jornadas de Cultura vão assinalar as comemorações dos 500 anos da outorga do foral a Salvaterra de Magos pelo rei D. Manuel I. O programa de actividades começa sexta-feira, pelas 21h00, com uma encenação que vai retratar a chegada do infante D. Luís a Salvaterra de Magos, num espectáculo que vai decorrer no exterior da Capela Real da vila. O infante D. Luís vai visitar a exposição “Salvaterra de Magos no reinado de D. Manuel I – Os Descobrimentos Portugueses”, que estará patente também na Capela Real.

No dia da inauguração vai ser lançado o número quatro da revista cultural MAGOS, que este ano tem uma edição especial dedicada aos 500 anos do foral manuelino. A noite termina com um concerto do grupo “Vox Angelis”, a partir das 22h00, no exterior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

No sábado, 16 de Setembro, destaque para o lançamento do quarto livro infantil, da autora Isabel Stilwell, intitulado “O Infante D. Luís e o mistério do mapa roubado – Salvaterra de Magos, ano 1515”. O livro será distribuído gratuitamente às crianças presentes no lançamento. O município sugere, à semelhança de anos anteriores, que em troca de um livro autografado, as crianças entreguem embalagens de cereais que serão distribuídas depois pela Loja Social às famílias carenciadas do concelho.

Pelas 15h00 será inaugurada a exposição “A moda no século XVI”, na galeria de exposições da Falcoaria Real. Pelas 21h00, o pátio interior da Falcoaria vai ser palco de uma noite de fados com a participação de António Vasco Moraes, Sandra Correira, Dinis Lavos (guitarra portuguesa) e Jaime Santos (viola). No domingo, 17, destaque para actividades ligadas à Falcoaria nomeadamente voos de treino e preparação de aves, exibição de um filme, entre outros.

As Jornadas de Cultura continuam no fim-de-semana seguinte com a apresentação do livro “Território Vinhateiros”, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no sábado, 23 de Setembro, pelas 15h00. Segue-se a inauguração de uma exposição e homenagem do município ao professor de trampolins, Carlos Matias, no edifício do Cais da Vala. No domingo, 24, assinalam-se as Jornadas Europeias do Património com um passeio histórico pela toponímia da vila de Salvaterra de Magos (10h30).

A entrega de diplomas e prémios aos participantes da segunda edição do Prémio Infante D. Luís às Artes em Pintura e Escultura, no auditório do Cais da Vala (15h00). Nos dias 23 e 24 realiza-se o Torneio de Futebol Sénior do concelho com jogos a decorrer no sábado e domingo, no Campo da Pedrinha, em Salvaterra de Magos.