PRESS

MAI
21
 
 CAE RECEBE ENCONTRO ANUAL DA COMISSÃO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS E PROTECÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) realiza anualmente um encontro de avaliação das comissões de protecção, com base na divulgação e análise do relatório de actividades nacional.
O Município da Figueira da Foz e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz acolhem o encontro deste ano (de 21 a 23 de maio), a convite da CNPDPCJ, cujo tema é “Ser Criança no Século XXI”.
A sessão de abertura realiza-se às hoje, pelas 14h15, com Sandra Lopes (presidente da CPCJ da Figueira da Foz), Rosário Farmhouse (presidente da CNPDPCJ), João Ataíde (presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Joana Marques Vidal (procuradora geral da República) e José Vieira da Silva (ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).

Das 308 CPCJ que existem em Portugal, estarão presentes 218, num total de 732 participantes inscritos.
Ao longo dos três dias existirão momentos de análise e avaliação da actividade das CPCJ no ano de 2017 e momentos de formação/reflexão em torno do tema deste ano.
Entre os oradores encontram-se o psicanalista e professor da Universidade de Coimbra, Eduardo Sá, a escritora Isabel Stilwell, a socióloga, investigadora do ICS da Universidade de Lisboa e membro do Observatório das Famílias e das Políticas da Família, Susana Atalaia; o psicólogo e professor universidade Aveiro, Carlos Fernandes da Silva; o juiz de Direito no TFM Mafra, Joaquim Manuel Silva; a professora da universidade do Minho, Ana Tomás de Almeida; a investigadora Teresa Sofia Castro; e ainda Sofia Rasgado, do Centro Internet Segura, e João Moura, comissário da PSP.
O encontro contará ainda com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, da ministra da Justiça, Francisca Van-Dunen, da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.
Ao longo do encontro decorrerá uma mostra da prevenção, um espaço dedicado aos trabalhos das CPCJ na área da promoção dos direitos das crianças e prevenção do risco / perigo.
A comemoração do 20.º aniversário da CNPDPCJ e homenagem aos antigos presidentes (21/05 às 17h15), contará com as presenças de Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia, de Dulce Rocha, presidente executiva do Instituto de Apoio à Criança, e do juiz conselheiro jubilado Armando Leandro.

O programa pode ser consultado aqui:

https://www.cnpdpcj.gov.pt/encontro-anual-de-avaliacao-da-atividade-das-cpcj-.aspx