CRÓNICAS E ENTREVISTAS

 PODCAST - “MÃE, VAMOS EMBORA!” — FILHOS COM “PILHAS SOCIAIS” CURTAS
Publicado em: 15/05/2025
Já chegou a uma festa e, ao fim de uma hora, percebeu que não aguentava ouvir mais vozes? É a bateria social a dar sinal de que está a acabar.


É daquelas pessoas que se envolve ativamente no jantar de amigos, mas por altura da sobremesa já está cansado e só quer fugir dali e voltar para casa? Tem um filho que não tolera a confusão de uma festa durante muito tempo? Então, este episódio do Birras de Mãe é para si.

Tendemos a pensar que esta impaciência é resultado de uma baixa tolerância à frustração ou, pura e simplesmente, egoísmo ou má educação, mas há uma teoria que defende que pode ser explicada por uma grande capacidade de absorver com o máximo de eficiência a experiência. Já conversou, já ouviu, já contou, e agora precisa de regressar a um ambiente neutro para digerir o que viveu. Mas há outras explicações para os adultos e as crianças com menos “pilhas sociais”, que são muitas vezes cruelmente julgadas.

Juntas, avó e mãe discutem sobre como manter o equilíbrio entre respeitar esta característica num filho e ajudá-lo a aprender a viver numa sociedade com expetativas sociais elevadas.


Siga no Instagram: https://www.instagram.com/birrasdemae/
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/birrasdemae/