CRÓNICAS E ENTREVISTAS

 PODCAST - “TINHA MEDO DE FAZER MAL AO MEU FILHO”. A DEPRESSÃO PÓS-PARTO É PARA LEVAR A SÉRIO
Publicado em: 21/11/2024
O que fazer quando uma mãe tem medo de se magoar a si mesma ou, vergonha das vergonhas, cometer um acto de desespero contra o seu recém-nascido, que não pára de chorar?


Pintamos o nascimento de um filho de cores claras e chilrear de passarinhos, como se tudo fosse felicidade, tornando quase impossível que uma mãe se sinta capaz de pedir ajuda quando os pensamentos mais negros lhe enchem a cabeça.

Como é que terá coragem de confessar, por exemplo, que tem medo de se magoar a si mesma ou, vergonha das vergonhas, cometer um acto de desespero contra o seu recém-nascido, que não pára de chorar?

Pois, é tão difícil não julgar os outros, e as mães que sofrem de depressão pós-parto sabem que é assim e por isso calam o seu gigantesco sofrimento, deixando perdida também a sua família mais próxima. Porque ninguém lhes disse ou, se disse, nem ela, nem quem a rodeia acreditam realmente que sofre de uma doença, uma doença a que é preciso urgentemente acudir. Mas que tem cura.

Foi para chegar a cada vez mais mães e prevenir os casos graves que uma equipa de psicólogos clínicos da Universidade de Coimbra criou a plataforma digital Be a Mom, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e que já foi testada num universo de mais de mil mulheres. Uma aplicação fácil de usar no telemóvel, adaptando-se à rotina e à necessidade de confidencialidade, destinada a todas as recém-mães, com conselhos e sugestões, mas também com a capacidade de avaliar o nível de depressão e de alertar em caso de risco.

Entre neste episódio de Birras de Mãe e fique a saber mais sobre este projecto, que é urgente divulgar.


Siga no Instagram: https://www.instagram.com/birrasdemae/
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/birrasdemae/