PRESS

NOV
18
 
 AS HISTÓRIAS DE TRÊS PEQUENOS HERÓIS ESPECIAIS EM LIVRO
A Associação Pais em Rede volta a lançar a coleção Meninos Especiais. Três histórias infantis sensibilizam crianças e adultos para a aceitação da diferença. Os autores são Ana Zanatti, Isabel Stilwell e Afonso Reis Cabral

Um aventureiro de espada em punho, um caçador de tesouros e um herói que transformou a fragilidade em agilidade. São estes os pontos de partida para as três histórias infantis lançadas este ano pela associação Pais em Rede para ajudar a combater a discriminação e promover a integração de crianças com necessidades especiais.
Três pequenos livros, inspirados em meninos reais, dão a quem os lê uma visão diferente da deficiência.

"Alexandre, o Ágil", de Ana Zanatti com ilustrações de Madalena Bastos; "Afonso e a Espada Mágica" (mais o jogo de computador com o mesmo nome), de Isabel Stilwell com ilustrações de Madalena Braga e "O Tesouro do João" de Afonso Reis Cabral com ilustrações de Carla Isidro são os títulos da nova coleção Meninos Especiais que, desde 2013, dá voz a crianças portadoras de deficiência.

A Pais em Rede é uma Organização Não Governamental que resulta do sonho da sua fundadora, Luísa Beltrão. O sonho de viver num país que dê resposta aos pais e às crianças que vivem com a deficiência. Mãe de sete filhos - uma delas, Luisinha, com um grau de dependência de 90% devido a deficiência intelectual - Luísa Beltrão aponta a descentralização como a "principal virtude do projeto" que, com 14 núcleos, tem uma abrangência verdadeiramente nacional.
"Os fundos conseguidos com estes livros são uma das poucas formas de financiamento da associação e vão apoiar todos os projetos em curso", explica à VISÃO Solidária.


Capa do livro "Alexandre, o ágil", de Ana Zanatti e Madalena Bastos
Capa do livro "Alexandre, o ágil", de Ana Zanatti e Madalena Bastos
SÍNDROME DO X FRÁGIL
O pequeno Alexandre sofre de síndrome do X Frágil (nome popular do Síndrome de Martin & Bell, a causa mais comum de autismo), mas nem por isso deixa de ser "Alexandre, o Ágil".

"Uma criança que vive rodeada de amor", diz a autora, Ana Zanatti, "numa família extremamente unida, onde reina um espírito de esperança, tenacidade, alegria, perseverança, entrega e generosidade".
O livro conta uma história com "células malucas" e cromossomas complexos em rima, para ler quase a cantar, a melhor maneira de Alexandre e todos os meninos aprenderem, afirma a autora.

A atriz acredita que a sua notoriedade serve apenas para se pôr ao "ao serviço de quem precisa" e remata com uma certeza: "Se a fama servir para chamar a atenção para estas causas, então vale a pena ser 'famoso'. Caso contrário é uma inutilidade".
Capa do livro "Afonso e a espada mágica" de Isabel Stilwell e Madalena Braga
Capa do livro "Afonso e a espada mágica" de Isabel Stilwell e Madalena Braga
EDUCAR PARA A CIDADANIA
"Usei a magia como forma de chegar aos miúdos porque acho que quando os queremos educar não podemos ser paternalistas. Temos de falar a língua deles e mostrar heróis, como o Afonso que lutou contra um terrível vírus". É neste tom que Isabel Stilwell apresenta o seu "Afonso e a Espada Mágica" sobre Tiago Afonso, 10 anos, diagnosticado com meningite logo no primeiro ano de vida.

"Achei a história daquela família de uma união e uma força imensos e o meu único medo era não lhes fazer a devida justiça", conta Isabel Stilwell, enquanto desabafa o orgulho imenso que é sentir-se parte deste projeto: "Estão a pagar-me de forma muito valiosa porque estão a dizer-me: usaste os teus talentos para provar que és capaz de ser útil a ajudar estes meninos".

Para a autora, a coleção tem o mérito de educar para a cidadania. "Preocupamo-nos sempre tanto com quadros de honra e questões secundárias e o que verdadeiramente importa é que ajudemos os nossos filhos a perceber a diferença. A educação é um trabalho profundo de sensibilização para o outro. É passar a empatia que os torna capazes de se porem no lugar do outro".
Capa do livro "O tesouro do João" de Afonso Reis Cabral e Carla Isidro
Capa do livro "O tesouro do João" de Afonso Reis Cabral e Carla Isidro
UMA HISTÓRIA SEM DIAGNÓSTICO
Para Afonso Reis Cabral, o "Tesouro do João" foi o seu primeiro desafio literário para crianças. O mais difícil, conta, foi adaptar a sua escrita, mas o teor metafórico da história acabou por não ser intencional.
Quando olha para João a primeira característica que lhe encontra é "uma felicidade muito segura". Nasceu com uma doença a que não sabem dar nome, mas que não limita a sua imensa curiosidade e vontade de viver.

A arte é uma das melhores formas de chegar às pessoas e "a escrita, enquanto forma de empatia, tem um poder de alcance fundamental para alertar para estas realidades", defende Afonso Reis Cabral.
Quanto ao final da história, "quis deixá-lo em aberto", conta, para ficar "ao critério dos pais e filhos que leem o livro". Assim, cada um terá liberdade para sonhar.

As coleções anteriores venderam mais de 18 mil exemplares e, este ano, as novidades são o jogo de computador "Afonso e a espada mágica" e edições inclusivas dos livros (em braile, por exemplo). As histórias podem ser encomendados por email.