PRESS

MAR
8
 
 ISABEL STILWELL - DIA DA MULHER NO NOTÍCIAS AO MINUTO
Hoje é o dia delas: Conheça cinco mulheres com histórias de sucesso

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Notícias ao Minuto conversou com cinco mulheres portuguesas que dão cartas nas áreas em que desenvolvem a sua carreira profissional. Mas para todas há uma questão consensual: ainda há um longo caminho a percorrer.

No Dia Internacional da Mulher damos voz a cinco mulheres que se destacam nas respetivas áreas profissionais, algumas ainda muito dominadas pelo sexo masculino.

Todas salientam a importância de se assinalar este dia e de se refletir sobre a desigualdade que a sociedade do século XXI ainda impinge às mulheres.

Nenhuma diz ter sido assediada sexualmente ou sofrido discriminação ao longo da sua carreira, mas todas condenam as dificuldades que ainda hoje muitas mulheres encontram ao quererem marcar uma posição e sobressair no mundo profissional.

Isabel Stilwell, jornalista e escritora

Notícias ao Minuto
Isabel Stilwell, escritora
© Pedro Correia/Global Imagens

Aos 58 anos, Isabel Stilwell é uma conceituada jornalista portuguesa. Começou a trabalhar no Diário de Notícias, quando tinha 21 anos, tendo depois 'dado o salto'. Fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e directora do jornal Destak. Ao mesmo tempo, Isabel dedicou-se à literatura, sendo autora de vários livros de ficção, contos para crianças e romances históricos. Alguns destes últimos, inclusive, foram best-sellers nas livrarias nacionais.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, Isabel Stilwell sublinha que o papel da mulher na sociedade “foi sempre fundamental” e que, graças a “mulheres que viveram antes de nós”, hoje é dado um maior destaque ao sexo feminino. Porém, refere, “ainda estamos aquém” do desejável, mas o “caminho já está aberto” e agora é só preciso fazer uns “ajustes”.

Esses ajustes, defende, devem começar pela “educação” pois é através dela que se fazem as “grandes mudanças na sociedade” e a igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres, que é “tão elementar”, também passa pela educação.

Isabel Stilwell vê nas denúncias de assédio sexual que abalaram Hollywood, e que também foram feitas por cá, uma “coragem” por parte das mulheres que foram vítimas, mas teme que haja uma “radicalização” a este respeito, receando que possamos passar para uma fase de “constante guerrilha mútua” entre homens e mulheres.

Ser mulher e ter uma carreira profissional de sucesso, como é o seu caso, não é fácil e só se consegue “estabelecendo prioridades no dia-a-dia”. Isabel Stilwell considera que, por vezes, as mulheres, de forma consciente ou inconsciente, não têm confrontos diretos com os homens no âmbito profissional porque escolhem outros caminhos. O seu caso é um exemplo disso, pois apesar de ter começado no Diário de Notícias, acabou por mudar a sua carreira ao trabalhar em revistas cujo público-alvo são as mulheres e, desta forma, atingiu o topo da carreira sem ter que disputá-lo com um homem.

A mulher, diz a escritora, é generosa, muito inteligente e multifunções e são estas as características que fazem com que consiga superar todas as dificuldades com que se depara.

Pedimos que desse um conselho a todas mulheres e Isabel Stilwell foi perentória: “Não adiem a maternidade. É verdade que há mil inconvenientes em interromper carreiras para ter filhos, sobretudo quando se está a disputar esses lugares com os homens, mas é muito bom ser mãe. Não adiem, porque não vale a pena”.