PRESS

JUL
27
 
 IDEIAS PARA AVÓS E NETOS EXPLORAREM DENTRO E FORA DE CASA
Avó de oito netos, Isabel Stilwell partilha, no seu novo livro, cerca de 100 ideias inspiradoras para garantir a diversão em família.

Os netos desafiam a criatividade e a imaginação como mais ninguém e funcionam como suplemento energético para aventuras. Quem o afirma é a jornalista e escritora Isabel Stilwell, avó de oito netos, que também garante que eles são o maior tratamento antirrugas que conhece. O Frasco das Memórias – Avós e Netos, Ideias para fazerem juntos é o livro onde partilha a sua experiência.

A obra inclui cerca de 100 ideias inspiradoras para avós e netos se divertirem dentro e fora de casa e Isabel assegura que todas elas foram testadas com os próprios netos. A ideia é dar pistas a todas as avós que não querem que os seus netos passem ao lado da magia própria da idade, nem tão-pouco que vejam os seus netos crescerem sem usufruírem de experiências genuínas como andarem descalços na relva ou a saltar poças. Trata-se, entre outras coisas, de conhecer os nomes dos bichos e das plantas, saber distinguir o alecrim da alfazema e percorrer, em conjunto, os caminhos da História de Portugal, celebrando o passado e o presente.

Quais são as suas melhores memórias enquanto neta?

As minhas memórias mais afetivas são com uma tia-avó que não tinha filhos e que gostava de nós como netos. Lia-me em voz alta um livro que estava guardado numa prateleira alta, o Little Lord Fauntleroy (Pequeno Lorde), da Frances Hodgson Burnett, e eu adorava. Em velhinha, ofereceu-me o livro, que é uma das minhas maiores preciosidades. Bebíamos limonada e jogávamos dominó, e no verão havia sempre gelados Santini à nossa espera em casa.

Uma das ideias que dá no livro é a de passar uma tarde no spa. É importante que as crianças aprendam a mimar-se a si mesmas desde cedo?

Sou de uma geração, ou talvez só de uma família, em que não se aceitava que uma criança perdesse tempo em frente ao espelho. Isso tinha vantagens (prevenia uma certa obsessão pela imagem – veja-se hoje os casos de adolescentes que fazem selfies para ver quantos likes recebem) e desvantagens (a vaidade era considerada pecado). Aos poucos fui descobrindo o prazer de uma massagem, de como é bom um banho de imersão, um bom creme e, sobretudo, termos tempo para nós mesmos. Nestes nossos spas juntamos tudo e aprendo tanto com elas como elas comigo.

Outra ideia passa por uma semana sem carro. É importante incutir esta consciência ambiental nas crianças?

Huuum, ficava-me bem a preocupação ambiental, mas confesso que, na origem dessa ideia, esteve a overdose de horas passadas em engarrafamentos. E, também é verdade, a consciência de que os nossos filhos e netos não sabem muitas vezes o que é a vida de bairro, o conhecer pessoalmente o dono de uma loja, o prazer de conversar com a senhora da papelaria, de receber um chocolate e uma festa do senhor do café – vivemos demasiado tempo em lugares despersonalizados como os centros comerciais, onde objetivamente conhecemos marcas, mas não pessoas. Por isso, de há uns anos para cá, na semana antes do Natal vamos a todo o lado a pé!

Outra das sugestões apresentadas passa pela arrumação da caixa de joias. Todas as ideias que partilha no livro são experiências pessoais ou há alguma que você gostaria de pôr em prática?

Saber a história das joias – esta deu-me o avô quando casamos, esta foi um presente de batismo do meu padrinho –, somada à noção que se está perante uma coisa "preciosa", ajuda a tornar o arrumar a caixa das joias da avó num programa a não perder. Ainda por cima, digo-lhes que um dia as vão herdar, o que acrescenta desde logo um frisson maior à coisa. Quanto às ideias no livro, são todas testadas em netos de carne e osso. Não há nenhuma que não tenha feito ainda, mas há muitas que quero repetir, sobretudo com os mais novos, para os quais vai ser tudo novidade – e como o resultado é diferente consoante a criança que temos à frente, de certeza que darão origem a novas memórias.

Isabel também é autora da coleção Histórias para Contar em Minuto e Meio e Histórias para os Avós Lerem aos Netos. O novo livro, O Frasco das Memórias – Avós e Netos, Ideias para fazerem juntos, está disponível em livrarias por todo o país.