PRESS

AGO
2
 
 A IMPORTÂNCIA DOS AVÓS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Isabel Stilwell sugere algumas atividades para fazer com os netos no livro O Frasco das Memórias - Avós e Netos. Por exemplo, o capítulo «Tudo Lá para Fora» sugere uma série de atividades ao ar livre com os mais pequenos como jardinar, regar as plantas, aprender o nome de novas flores. Na prática, sair para a rua e colocar as mãos na terra. Percorra a galeria para conhecer outras atividades.

PISAR AS POÇAS - Isabel Stilwell escreve que «uma criança sem botas de borracha é uma criança em perigo». Atravessar um rio é «uma aventura a sério», segundo a autora. Sempre que possível, saia com os netos, vão passear, sujar-se, aproveitar a natureza. O sentimento de liberdade é das melhores recordações da infância.

CINEMA LÁ EM CASA - Junte a família, escolha um filme que todos vão gostar, não se esqueça das pipocas (muito importante) e aproveite deste momento em família sem sair de casa.

ACAMPAR EM CASA - Tem espaço em casa e os seus netos estão sempre a dizer que querem acampar? Não há problema. Monte o cenário dentro de casa e deixe-os dar largas à imaginação. É diversão garantida.

TRABALHOS MANUAIS - Não precisa de muito para garantir tempo de qualidade com os seus netos. Desenhar, pintar, ler ou escrever é das melhores atividades que pode fomentar com os seus netos. E precisa de tão pouco. Papel, uns lápis e boa disposição. E fica com recordações para a vida.

MOSTRAR A HISTÓRIA DE PORTUGAL - Isabel Stilwell já publicou vários livros sobre a história de Portugal. E, segundo a autora, «a visita a um museu, a um castelo ou a um palácio pode ser, para as crianças, uma visita inesquecível. O segredo está em saber planear a visita». Fomente esse gosto nos mais novos e passe tempo de qualidade.

A NOSSA CASA É DE TODOS - Este é o nome de um capítulo do livro de Isabel Stilwell. Porque não fomentar a participação das crianças nas mudanças lá de casa. Com supervisão, claro, mas podem ser momentos bem divertidos.


Quem não tem memória da comidinha, dos mimos, da moeda para o gelado ou da temporada em casa dos avós nas férias de verão? É, ou não, fundamental a relação com os avós para o desenvolvimento das crianças?

O papel dos avós no crescimento e formação das crianças tem uma importância inegável e estima-se que a crise económica dos últimos anos veio acentuar esse papel, com cerca de 30 por cento das famílias portuguesas a receberem ainda apoio financeiro dos mais velhos.

Têm uma visão da vida mais ponderada, sabem relativizar, tendem a transmitir segurança. É por isso também que, quando as coisas correm menos bem, muitos de nós recorremos aos avós para apoio e consolo. Nestas e noutras situações, há muitos benefícios nesta relação de proximidade.

Uma relação próxima com os avós resulta em maior estabilidade emocional para os miúdos

Por exemplo, existe a ideia preconcebida de que os avós mimam demasiado os netos. Dão doces sem critério, deixam de lado os horários e, por vezes, colocam mesmo em causa as regras dos pais. Mas, segundo um estudo da Universidade de Oxford, acontece exatamente o contrário.

A pesquisa concluiu que uma relação próxima com os avós resulta em maior estabilidade emocional para os miúdos. Foram analisadas 1500 crianças e aquelas que se relacionavam com os avós apresentaram maior estabilidade emocional. Também os adolescentes – sobretudo de pais separados – mostravam maior maturidade nas situações apresentadas.

Um estudo da universidade de Boston revela que as pessoas que mantinham uma relação estreita com os avós tinham menos sintomas de depressões e eram, em geral, mais felizes.

O mesmo estudo revelou ainda que avós e avôs desempenham tarefas distintas na educação dos netos. Se as mulheres tendem a focar-se mais nos aspetos educativos dos netos, os avôs optam por dedicar-se às atividades físicas e a um papel de mentor. «Os avós desempenham um papel fundamental na transmissão de valores e na integração familiar», pode ler-se no estudo.

Outra pesquisa realizada pelo Boston College analisou, entre 1985 e 2004, 374 avós e 356 netos ao longo do tempo e verificou-se que aqueles que mantinham uma relação estreita com os familiares tinham menos sintomas de depressões e eram, em geral, mais felizes.

Mas não são só os netos que beneficiam desta relação. Para os mais velhos, esta é também uma oportunidade para estarem ocupados, sentirem-se mais integrados, com maior mobilidade e a terem a sensação de que são úteis.

Avó babada assumida, a autora Isabel Stilwell não dispensa o tempo de qualidade com os netos. E, a pensar em todos os avós que se vêm aflitos para os entreter, sobretudo em altura de férias, escreveu o livro O Frasco das Memórias – Avós e Netos.

Levar e buscar na escola, fazer as refeições, levar ao desporto, muitas vezes, até deitá-los faz parte do dia-a-dia dos avós. Mas há que ter consciência dos limites. «Pode parecer um trabalho a tempo inteiro que causa angústia, stress e excesso de responsabilidade por levar a cabo ações que não lhe correspondem», explica ao El Pais Josep Paris, perito em enfermagem geriátrica.

Avó babada assumida, a autora Isabel Stilwell não dispensa o tempo de qualidade com os seus netos. E, a pensar em todos os avós que se vêm aflitos para entreter os netos, sobretudo em altura de férias, escreveu o livro O Frasco das Memórias – Avós e Netos, em que propõe atividades para fazerem em conjunto.

Chapinhar nas poças, pintar paredes a sério, lavar vidros em cima de bancos são algumas das ideias que prometem garantir recordações para a vida. Veja, na fotogaleria acima, algumas dessas propostas e coloque-as em prática.