PRESS

JUN
2
 
 1.º EPISÓDIO: UMA VISITA GUIADA AOS LUGARES DE D. MANUEL I
Venha com Isabel Stilwell numa visita guiada aos lugares de D. Manuel I - 1.º episódio


Isabel Stilwell leva-nos a conhecer os lugares que marcaram a vida do rei D. Manuel I e que inspiraram o seu novo romance histórico. De norte a sul de Portugal, dez lugares de aventura e crueldade, de riqueza e desgraça, de amor e ódio
Foram vários os lugares que marcaram a vida de D. Manuel I. Numa série em video e podcast, Isabel Stilwell leva-nos a conhecer os sítios importantes para o Rei e que inspiraram o seu novo romance histórico. De norte a sul de Portugal, dez lugares de aventura e crueldade, de riqueza e desgraça, de amor e ódio.


1.º episódio

Palácio da Vila de Sintra: A notícia da chegada à Índia

Sintra era um dos lugares favoritos de D. Manuel I, e a sua “marca” neste palácio resistiu de tal forma aos séculos, e ao terramoto, que visitá-lo permite-nos regressar no tempo, ficando a conhecer melhor um homem que não nasceu para ser rei, mas que aos 26 anos a roda da fortuna içou ao trono.

Recebeu-o do seu antecessor, do primo e cunhado D. João II, mas apressou-se a remodelá-lo com a sua veia de arquiteto despreocupado com os custos que as explorações atlânticas pagavam sem dificuldade. Acrescentou-lhe uma nova ala, e é fácil perceber qual é, porque crescemos a saber reconhecer o estilo manuelino, as cordas entrelaçados e os motivos vegetais, mas sobretudo a esfera-armilar, omnipresente, como uma assinatura inconfundível. Mas não foram só as descobertas de novos mundos que o inspiraram: a sua história de amor com D. Isabel, a primogénita dos reis Católicos, vai levá-lo a conhecer lugares como Sevilha, Toledo e Saragoça, a ouvir as discrições fabulosas de Granada, que aqui recria, fazendo reviver as origens árabes deste paço sintrense. É na Aljafaria de Saragoça que a sua primeira mulher vai morrer no parto de D. Miguel da Paz, jurado herdeiro das coroas de Castela, Aragão e Portugal, o projeto de uma união ibérica que a morte do príncipe aos dois anos vai interromper…

Mas o nosso D. Manuel não se deixa abater por muito tempo. Nem podia. Em Junho de 1499 recebe neste paço a melhor e mais esperada de todas as notíciasVasco da Gama chegara à Índia. Os holofotes de toda a Europa acendem-se sobre o rei de Portugal. É o princípio de tudo…