PRESS

JAN
11
 
 8 COISAS QUE AS CRIANÇAS DEVEM SABER ANTES DE CHEGAREM À ADOLESCÊNCIA
Claro que cada família faz as suas escolhas, mas pedimos à escritora Isabel Stilwell algumas ideias para educar melhor.


Pedimos à jornalista e escritora Isabel Stilwell, coautora, com Eduardo Sá, do livro sobre parentalidade ‘Os Dias do Avesso, mãe de três filhos e avó de seis netos, que partilhasse connosco os seus princípios ‘básicos’ de educação.

1. SEGUIR O EXEMPLO
O primeiro mandamento é: não queira que o seu filho seja uma coisa que você não é. É um ‘básico’ mas quantas vezes nós exigimos deles notas que nunca tivemos ou virtudes que nunca praticámos? “Se você valoriza imenso a caridade mas nunca a pratica, se quer que ele seja muito honesto mas aldrabou a morada de casa para ele ficar na escola que quer, se gostaria que ele ajudasse os outros mas nunca fez voluntariado nenhum, se quer que ele desenvolva empatia mas o trata como o rei da casa, é um bocado inútil sonhar, porque eles não são parvos”, nota Isabel Stilwell. “Depois há a ilusão de que lhe vamos ensinar o caminho e proteger do Lobo Mau, mas entretanto o caminho mudou e os lobos também, e portanto o que eu acho é que os pais têm de ser acima de tudo uma bússola.”

2. NÃO MENTIR
A mentira era outra coisa que tirava Isabel do sério. “Sempre dei aos meus filhos uma grande margem de liberdade, e portanto eu via como uma traição que me mentissem. Claro que hoje tenho outra noção das coisas: as minhas filhas dizem-me, ‘ó mãe, se lhe dizíamos que estávamos num ‘chat’ e tínhamos conhecido um rapaz e íamos ter com ele, a mãe passava-se’ (risos). E eu hoje percebo que isso talvez não ajudasse muito à sinceridade deles (risos) e tenho consciência de que crescer também significa mentir (às vezes) aos pais. Mas naquela altura era-me muito difícil lidar com isso. E acho que os meus filhos ficaram com o soro da verdade. Às vezes até acho que me contavam coisas demais (risos).”

3. SER EDUCADO
Parece básico, não é? Mas se a educação faz parte, teoricamente, da lista de todos os pais, na prática há famílias que não se esforçam muito para desenvolver o respeito pelos outros nas suas crianças, que crescem a achar que vivem sozinhos ou que os outros existem para os servir. “A mim, o pior que me podiam fazer era ligarem-me do colégio a dizerem-me que os meus filhos tinham sido malcriados”, lembra Isabel Stilwell. “A minha prioridade era que fossem bem educados, que respeitassem o outro. Para mim, ser bem educado é ser agressivo com boas maneiras, como diz o Eduardo Sá. Ou seja, é defender o que pensamos sem humilhar o outro.”

4. SER BOA PESSOA
“Há muitos pais que estão a conseguir passar a generosidade e o altruísmo aos filhos”, comenta Isabel. “Há muitos adolescentes empenhados na política, na ajuda aos outros, ou que sabem que os pais estão em dificuldades e nunca pedem nada.” E ensina-se, a generosidade? “Ensina-se como tudo o resto. Se eles perguntam, ‘porque é que há pessoas que são pobres?’, e nós respondemos ‘porque não querem trabalhar’, não é muito normal que depois se criem pessoas generosas. Também acho que a escola conta muito, porque eles aprendem a generosidade uns com os outros. Por exemplo, um professor que incita os alunos à competição e se refere aos mais frágeis como lentos ou atrasados, não educa para a generosidade.”

5. SER HONESTO PARA COM OS PRÓPRIOS VALORES
Os pais é que têm de decidir o que é de facto importante para eles. “Por exemplo, quando eu tive filhos (e agora, presumo eu) dizia-se que as refeições deviam ser tomadas à mesa, com a família toda reunida”, lembra Isabel. “Ora eu detesto estar sentada à mesa, portanto em minha casa isso não é uma regra. Em minha casa a regra é: vemos todos a mesma série juntos uma vez por semana. Vamos ficar sentados à mesa porquê, se todos odiamos? Ou seja, não vale a pena pregar coisas que não praticamos.”

6. SABER DISCUTIR
Achamos que os filhos são sempre do contra, mas curiosamente isso não se verifica: “Por trás, os miúdos são mais papagaios das nossas ideias do que nós próprios”, nota Isabel Stilwell. “E no entanto os pais vivem convencidos de que nada do que lhes dizem os convence. Portanto, claro que têm de discutir connosco, faz parte, mas geralmente depois seguem as opiniões que lhes transmitimos. E os filhos geralmente admiram imenso os pais. Mas claro que nunca o dirão…”

7. PERCEBER QUE OS ATOS TÊM CONSEQUÊNCIAS
Boas ou más, eles vão ter de viver com as suas escolhas. “Eu tinha imensa dificuldade em castigar os meus filhos: por preguiça, por cobardia, por falta de paciência”, conta Isabel. “Portanto, o ideal era mesmo deixá-los aprender com o ‘resultado’ das ações deles. E acho que funcionava.”

8. NÃO SEREM MORALISTAS
Uma coisa é ser boa pessoa, outra é achar-se dona da verdade e ainda pregá-la aos outros. E a melhor maneira de passar valores às crianças não é doutriná-las sobre isso.”Eu tinha sempre a mania de aproveitar todos os bocadinhos para ser moralista. Uma vez, a minha neta Carminho queria que eu estacionasse num lugar para grávidas e eu disse: ‘Não pode ser’, e expliquei que, além de ser proibido, ninguém ia acreditar que uma senhora como eu estivesse grávida. E diz a Madalena: ‘Ó avó, páre no lugar da cadeira de rodas que assim já acreditam’ (risos). Portanto, cuidado com as ocasiões para sermos pedagógicos.”