PRESS

ABR
11
 
 OS LUGARES DESTA HISTÓRIA, COM ISABEL STILWELL: D. FILIPE I, O REI MALDITO
Isabel Stilwell tem novo livro sobre D. Filipe I e parte numa viagem para ver em video ou ouvir em podcast, em parceria com a VISÃO, aos lugares que marcaram a luta pela coroa de Portugal


D.Filipe I de Portugal é um ilustre desconhecido para a maioria dos portugueses, “cancelado” pela História pós-restauração da Independência em 1640. Mas o neto mais velho de D. Manuel I, filho da imperatriz Isabel de Portugal e de Carlos V, é um personagem fascinante, como é extraordinária (e ainda mais ignorada) a mulher que lhe fez frente, Catarina de Portugal.

Isabel Stilwell acaba de lançar um livro sobre esta figura fascinante e segue-lhe os passos num novo videocast, em parceria com a VISÃO, com uma viagem aos lugares que marcaram a luta pela coroa de Portugal. Para ver em video ou ouvir em podcast.


1.º Episódio – Real Mosteiro de Guadalupe

“Um bom genro ou um reino barato”

É no imponente mosteiro de Guadalupe, na província de Cáceres, que tio e sobrinho se encontram pela primeira e última vez — D. Filipe II de Castela recebe D. Sebastião, que lhe vem pedir auxílio para uma cruzada em África. E a mão da sua filha em casamento…

D. Filipe é um homem experiente de 48 anos, que já foi rei de Inglaterra, e D. Sebastião, aos 21 anos, é temperamental e impulsivo. Pior, os espiões em Lisboa revelam que a misteriosa e secreta doença de que sofre não está curada, podendo explicar a sua aversão às mulheres.

As negociações, que decorrem à porta fechada, não correm bem. D. Filipe é contra a cruzada e considera uma loucura que o rei de Portugal embarque nela sem antes garantir um herdeiro; o sobrinho sente-se frustrado e traído, e as más-línguas põem a correr que o rei de Castela faz contas: se D. Sebastião se provasse em África, daria um bom genro mas, se caísse em Marrocos, então seria fácil tomar-lhe o reino…