PRESS

MAI
9
 
 OS LUGARES DESTA HISTÓRIA, COM ISABEL STILWELL: SE NÃO FOR A BEM, VAI A MAL
Isabel Stilwell tem novo livro sobre D. Filipe I e parte numa viagem para ver em vídeo ou ouvir em podcast, em parceria com a VISÃO, aos lugares que marcaram a luta pela coroa de Portugal

5.º Episódio – O tiro de partida

A morte do cardeal-rei D. Henrique em Janeiro de 1580 precipita os acontecimentos — não deixou indicado um sucessor e a decisão de escolher entre D. Filipe e D. Catrina continuou nas mãos dos governadores. O rei de Castela aumenta a pressão sobre os decisores e, acompanhado da rainha D. Ana de Áustria, das infantas Isabel Clara e Catalina Micaela e do príncipe herdeiro D. Diego, instala-se em Badajoz, convidando o duque de Alba para comandar os exércitos que esperam ansiosamente ordem para avançar sobre Portugal.

Mas o rei de Castela prefere a via diplomática, não quer tomar o “seu” reino pela força e insiste numa decisão jurídica, mas a aclamação do Prior de Crato em Santarém, obriga-o a por a cabeça do primo a prémio e a dar luz verde ao general para que cruze a fronteira.

A primeira dor de cabeça é Setúbal, mas cai em poucos dias, segue-se Cascais, que é saqueada e, finalmente, Lisboa — é em Badajoz que D. Filipe recebe a notícia da vitória na Batalha de Alcântara. Mas D. António, que lutou como um leão, escapou e um cometa cruza os céus de Badajoz anunciando uma tragédia…