PRESS

JUN
7
 
 1.º EPISÓDIO: UMA VISITA GUIADA AOS LUGARES DE LEONOR TELES
Os Lugares desta História: Barcelos, Um homicídio, um condado e um casamento

Embarque com Isabel Stilwell numa viagem em busca de Leonor Teles, a rainha maltratada pela História que a apelidou de “Aleivosa”, num percurso através dos lugares que marcaram a sua vida e a sua luta pelo poder. Numa série em vídeo e podcast, em parceria com a VISÃO, que é, também, um incentivo a que faça as malas e os vá ver com os seus próprios olhos

***

O assassinato do pai de Leonor, Martim Teles, e a morte da sua mãe, Aldonça de Vasconcelos, levou a que a mais nova dos Teles fosse entregue aos cuidados dos tios João Afonso Telo e Guiomar Lopes Pacheco, a quem o rei D. Pedro I de Portugal concedera o mais importante condado português, o condado de Barcelos.

João Afonso, primo direito de Inês de Castro, tornou-se assim no 4º Conde de Barcelos, e no reinado seguinte mordomo-mor e embaixador do jovem rei D. Fernando, senhor de um poder enorme que, evidentemente, usou para promover a família, ajudando a abrir caminho para que a sua extraordinariamente bonita sobrinha Leonor chegasse ao trono.

E foi no paço de Barcelos — não o que ali vemos em ruínas, mas num mais antigo que não devia distar muito deste — que a futura rainha passou parte da sua infância e juventude, e provavelmente celebrou o seu primeiro casamento, com João Lourenço da Cunha, senhor de Pombeiro, ouvinte atenta dos relatos dos peregrinos que rumavam a Santiago e das histórias dos diabos e das bruxas, lendas antigas desta região. Mal sabendo, então, que um dia também a ameaçariam queimar na fogueira.